quarta-feira, 17 de junho de 2009

A carga elétrica e a eletrização

Desde o estudo da termodinâmica, a física voltou-se predominantemente ao mundo microscópico, aos fenômenos cuja natureza reside na existência e nas características e propriedades das partículas elementares. Inacessíveis à observação direta, elas são detectadas indiretamente pelas pistas ou traços deixados em grandes máquinas, onde são produzidos os mais diferentes ensaios experimentais, orientados por hipóteses teóricas. A eletricidade reside em partículas que compõem o átomo, ou melhor, na carga elétrica, propriedade de algumas partículas elementares, cuja compreensão e aplicação se amplia dia a dia, embora a natureza intrínseca dessa propriedade talvez demore a ser compreendida.

Os fenômenos de natureza elétrica são conhecidos há séculos. O termo eletricidade se origina da palavra elektron, nome grego do âmbar, resina que se petrifica séculos depois de secretada por algumas árvores, fragmentos de âmbar, quando esfregados com a pele de algum animal, adquirem a propriedade de atrair pequenos corpos como penas, pedaços de pergaminho ou folhas. Aliás, o ato de esfregar um corpo contra o outro foi a primeira forma eficiente utilizada pelo ser humano para produzir eletricidade.

Eletrizar um corpo é dotá-lo de eletricidade. O que isso significa e a explicação desse processo dependem da nossa compreensão da estrutura elementar da matéria.

A idéia do átomo como constituinte elementar da matéria tornou-se definitivamente aceita desde o início do século XX. E, com ela, a convicção de que a eletricidade é uma propriedade de partículas elementares que compõem o átomo: os elétrons, partículas que contêm a carga elementar negativa, dispostos em camadas que se assemelham a nuvens envolvendo o núcleo do átomo, e os prótons, partículas de carga elétrica positiva, localizados no núcleo.

Características da carga elétrica:

A carga elétrica se conserva, isto é, a carga elétrica total de um sistema eletricamente isolado é constante e é quantizada, ou seja, seu valor é múltiplo do valor da carga elétrica elementar;
Existem dois tipos de carga elétrica, uma chamada negativa e outra chamada positiva ;
Cargas elétricas de mesmo tipo repelem-se; de tipos diferentes atraem-se;
Em todo o átomo, o número de elétrons é igual ao número de prótons, ou seja, todo átomo é eletricamente neutro.

4 comentários

Unknown disse...

o termo eletricidade se originou-se de qual palavra

[weslley_pereira91@hotmail.com

Anônimo disse...

o que eletrização??

Anônimo disse...

mt bom eesse sitee .. estava precisando mt

Anônimo disse...

oi oi, tamo eu e a pereira aqui na sala, dando uma zuada, hahaha, entao, vsf.,

Postar um comentário

Ex: Maria disse...
O que é física?
(maria_teste@hotmail.com)

Resposta:João disse...
Física é a ciência que trata dos componentes fundamentais do Universo, as forças que eles exercem e os resultados destas forças. O termo vem do grego φύσις (physis), que significa natureza, pois nos seus primórdios ela estudava, indistintamente, muitos aspectos do mundo natural.
(joao_teste@hotmail.com)